DISTRIBUIÇÕES LINUX

Destaque DISTRIBUIÇÕES LINUX

Uma distribuição de Linux é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários, como: Debian e Gentoo, montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.

Como o Linux e a maior parte dos softwares incluídos em distribuições são livres, qualquer organização ou indivíduo suficientemente motivado podem criar e disponibilizar (comercialmente ou não) a sua própria distribuição. Isso faz com que hoje haja registro de mais de 300 distribuições ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas.

Algumas distribuições populares oferecem (como opção ou como seu único modo de operação) a possibilidade de execução no modo Live CD, que permite o uso integral do Linux sem instalação ou alteração dos dados armazenados no disco rígido do computador: o sistema roda integralmente a partir de um CD-ROM desde o momento em que o computador é ligado.

Exemplos de Live CDs bastante conhecidos são o Backtrack, Kali Linux, Caine e o Ubuntu.

Algumas distribuições mais conhecidas e que servem de base para outras:
• Debian
• Madriva
• RedHat
• Mandrake
• Slackware
• Suse
• Ubuntu ( mais popular no Brasil para usuários)

Uma frase especial colhida do site do ubuntu: (Humanidade para os outros ou, sou o que sou pelo que nós somos).