Administrador de Sistemas Linux

O curso de Administrador de Sistemas Linux presencial objetiva a capacitação de Acadêmicos e profissionais,  e preparação para os desafios dos novos tempos em TI.

Hoje o mercado tem mais vagas disponíveis do que profissionais no mercado, no entanto existem profissionais desempregados por falta de domínio das principais ferramentas de TI do mercado, é exatamente nesse sentido, objetivando o fortalecimento do conhecimento que propomos que os acadêmicos e profissionais aprendam Linux.

• Objetivo geral: O objetivo do Curso de Administração de Sistema é capacitar o profissional e ou acadêmico para lidar com as tarefas rotineiras de um administrador de sistema Linux e a solucionar problemas do dia a dia.

Público-alvo: Administradores de sistemas Windows, profissionais da área de Tecnologia da Informação, Acadêmicos e professores de TI, bem como, todos aqueles que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o mais popular sistema Operacional de Código Aberto..

Objetivos específicos: O velocidade em que o conhecimento migra no mercado de tecnologia, exige cada vez que os profissionais estejam apitos a lidar com novas plataformas, novas soluções etc. Um curso de Administração na plataforma Linux irá colocar os acadêmicos e demais participantes em igualdade de condições com os principais profissionais do mercado. Os altos as melhores posições nas grandes corporações são ocupadas por profissionais que dominam mais de uma plataforma e esse curso irá ajudar de forma decisiva na formação de todos que participarem.

• Metas: Ao final do curso o treinando estará habilitado e certificado para realizar atividades como a criação e administração de parâmetros, senhas e contas de usuários, redes, backup, serviço de impressão, registro de eventos – syslog, monitoramento de usuários, administração de processos, configuração do sistema operacional, aplicação de noções básicas de segurança, dentre outras atividades relacionadas à configuração e administração de um sistema Linux.
.
Processos metodológicos
• Desenvolvimento de atividades práticas orientadas em laboratório com a utilização de computadores e recursos áudio visual.
• Consulta as referencias e indicações bibliográficas bem como as bases de dados de código fonte Linux para melhor absorção do conteúdo apresentado.
• Após o termino da ementa será aplicada avaliações prática individuais e em grupos com o objetivo de medir o desempenho dos participantes no curso.

. EMENTA
.Introdução ao Sistema Linux
. Histórico: do Unix ao Linux
. Organização do Sistema Operacional
. Interface de caracteres
. Estrutura da arquitetura
. Principais diretórios

Instalação do Linux
. Instalando o Linux
Comandos básicos do Sistema

O editores de texto
. conhecendo e usando os editores de texto

Arquitetura do sistema
. Estrutura da arquitetura
. Principais diretórios
. Analisando o ambiente

Sistema de Arquivos
. Características dos sistemas de arquivos
. Atributos do sistema de arquivos

Usuários e Grupos
. Contas de usuários
. Gerenciando usuários e grupos
. Gerenciamento de senhas
. Informações sobre usuários
. Alterando o usuário corrente

Manipulando diretórios
. Criando, administrando, renomeando e removendo diretórios
. Permissões e atributos especiais

Gerenciamento de Processos
. Processos
. Monitorando processos
. Escalonamento de processos
. Redirecionando entrada e saída
. Manipulando processos no terminal
. Prioridade de processos

Manutenção básica do sistema
. Gerenciamento de logs
. Agendamento de tarefas
. Backups
. Configurações de rede

Instalação de programas
. Usando o código fonte
. O sistema apt, aptitude etc.
• Configuração da rede no Linux
. Arquivos de configuração da rede
. Configuração do gateway
. Arquivos de configuração da endereço IP
. Inicialização da rede

Configuração da rede wireless
. Placa de rede wireless
. Computadores clientes wireless
. Ferramentas de status de conexão wireless.

Esclarecimentos: Não exigimos pré-requisitos, qualquer pessoa com conhecimento de informática pode e deve participar.
> Serão entregues, as ferramentas utilizadas e apostila para download antes de começar a aula.
> O certificado será enviado em PDF com selo de autenticidade em até 5 dias úteis após o término do curso.

Lattes do professor: http://lattes.cnpq.br/3540462066550327

Fortaleza/CE

Fique por dentro:

Cadastre seu e-mail e mantenha-se atualizado!

© Todos os direitos reservados Clube do Hacker - EDUK - 2017.
Clube do Hacker é um projeto da central da Capacitação
CNPJ: 02.785.684/0001-00